sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Valor da Verdadeira Amizade



"Durante seu ministério terreno, Jesus teve amizades em todos os níveis. Ele teve conhecidos que O conheciam de vista, mas tiveram poucos contatos. Amigos ocasionais eram em menor número. Eram pessoas que seguiam Jesus, eram ligados ao seu ministério de alguma maneira, mas não eram próximos o suficiente a ponto de conhecer seu coração. Os amigos próximos de Jesus incluíam os doze homens que Ele escolheu como seus discípulos e também uns poucos fora desse círculo, tais como Maria, Marta, Lázaro e várias mulheres que sempre O acompanhavam e supriam suas necessidades. Três dos doze discípulos - Pedro, Tiago e João- foram favorecidos em se tornarem os amigos íntimos de Jesus. Somente aqueles três acompanharam Jesus ao Monte da transfiguração. Apenas eles entraram com o Mestre no quarto onde a filha de Jairo estava morta e testemunharam quando Jesus a trouxe de volta à vida. Pedro, Tiago e João verdadeiramente eram companheiros de Jesus.
Um companheiro é alguém a quem você revela pensamentos mais profundos, como seus sonhos, aspirações, medos, fraquezas e desejos.
Houve coisas que Jesus disse aos discípulos, as quais Ele não revelou a mais ninguém.
Por várias vezes, Jesus ensinou às multidões por parábolas e depois, mais tarde, explicou em particular aos discípulos com riqueza de detalhes. Os amigos casuais de Jesus estavam interessados em seus interesses, enquanto que seus amigos chegados eram comprometidos com seus alvos, mas seus amigos íntimos queriam tocar seu coração.
A presença ou ausência de compromisso é a principal forma de identificar os níveis de amizade. Os relacionamentos de conhecidos superficiais e amizades casuais são acompanhados de pouco ou nenhum compromisso, e as marés da vida constantemente afastam algumas dessas pessoas da esfera de influência e colocam outros em seu lugar. Amigos próximos e amigos íntimos são comprometidos até o fim.
Amigos íntimos são comprometidos com o desenvolvimento do caráter um do outro. Significa que se esforçarão para fazer o que estiver ao seu alcance para que seu amigo seja uma pessoa melhor a cada dia. Precisamos nos perguntar: "Será que eu tenho um amigo assim?" Mas, mais importante que isso: "Será que eu sou esse tipo de amigo?"
Amigos verdadeiros procuram o bem-estar um do outro. Não têm receio de dizer: "Não faça tal coisa, porque não lhe fará bem". Eles jamais dirão ou farão algo, ou se pressionarão a ponto de prejudicar ou comprometer o caráter um do outro."
Myles Munroe

Orar por nossos amigos é a coisa mais importante e significativa que podemos fazer por eles.

Ah, como é maravilhoso pensar que Deus nos permite encontrar pessoas que têm todo o potencial de ser nossos grandes amigos. Sei que nada acontece por acontecer, e tudo depende de como eu valorizo e o que eu faço com as oportunidades que me são dadas!
Desejo ardentemente que antes de qualquer amizade minha, eu possa revelar a minha amizade com Deus em primeiro lugar.
Jesus, meu melhor amigo: sou tão falha e ainda insiste em permanecer ao meu lado. Me apoiando, torcendo por mim. Me ensinando a ser uma amiga para os outros assim como o Senhor é amigo pra mim. Amo você! Ensina-me a tocar o teu coração, pois quero compartilhar dos seus mistérios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário